Neste dia 1 de Abril, vão-se encontrar os dois últimos campeões nacionais, certamente para decidir o futuro vencedor do mesmo troféu. Do lado do conjunto lisboeta estão os resultados das últimas jornadas e a sua capacidade colectiva, que se tem sentido ao longo das últimas jornadas, do lado da equipa portuense estará a sua posição no campeonato e a capacidade individual dos seus jogadores, como Quaresma, Lisandro, Anderson e Lucho.
A equipa da Luz, vem de um óptimo momento a sua última derrota aconteceu no ano passado a 18 de Novembro frente ao Sp. Braga e para exacerbar isto a única derrota em casa, este ano, foi frente ao diabos vermelhos de Manchester. O Benfica apresenta-se tradicionalmente num sistema de Losango, em 4-4-2, em situação ofensiva evolui para um 4-3-3, com Simão na ala esquerda e Derlei ou Micolli na contrária, dependendo na batuta de nº10 de Rui Costa. A sua rápida transição para o ataque é feita preferencialmente sobre o seu lado esquerdo com Simão e Leo em funções de maior profundidade ofensiva, deixando sempre espaço para as entradas de Katsouranis, no poste contrária (salienta-se neste processo as excelentes movimentações de Nuno Gomes). Tal movimentações ofensivas só resultam, pela grande capacidade e solidez defensiva, da dupla Petit e Katsouranis.
Equipa provável: Quim; Nélson, Leo, Anderson, David Luiz; Petit, Katsouranis, Karagounis, Simão; Miccoli e Nuno Gomes.
Os nortenhos, vêm de uma derrota com o Sporting (desde que começou o ano já têm duas derrotas em casa e uma fora), mesmo assim mantém-se como o melhor ataque e defesa da prova com 46 golos marcados e 12 sofridos. O Porto tem como preferência o 4-3-3, jogando maior parte das vezes com dois atacantes no centro, no jogo passado com a ausência de Lisandro, preferiu jogar com as alas bem abertas, algo que não se deverá manter neste jogo. A equipa prefere o ataque pelo lado esquerdo, dependo sempre de Quaresma para saber em que lado se iniciará o seu ataque. O seu meio-campo elege o ataque em progressão, trocando entre si a bola, passando pela qualidade de Lucho e Meireles para garantir a execução desta directiva. A sua formação em triângulo sobre um Paulo Assunção mais recuado, obriga a uma maior dependência dos laterais para o processo defensivo, para tal, em situações de ataque os seus laterais preferem jogar em apoio, tendo como excepção Bosingwa, que devido à sua capacidade física, de um momento pode estar a fazer um cruzamento à linha e no segundo a seguir a defender sobre o extremo.
Equipa provável: Hélton; Fucile, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves; Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho; Quaresma, Adriano e Lisandro.
Para a estatística, o encontro deste Domingo conta-se com 72 jogos na Luz, com 40 vitórias do Benfica e 11 triunfos do FC Porto, sobre 21 empates. Foram marcados 225 golos (154 para os vermelhos e 71 para os azuis).
Historial dos últimos 10 jogos
Benfica 1-0 FC Porto - 2005/06
Benfica 0-1 FC Porto - 2004/05
Benfica 1-1 FC Porto - 2003/04
Benfica 0-1 FC Porto - 2002/03
Benfica 0-0 FC Porto - 2001/02
Benfica 2-1 FC Porto - 2000/01
Benfica 1-0 FC Porto - 1999/00
Benfica 1-1 FC Porto - 1998/99
Benfica 3-0 FC Porto - 1997/98
Benfica 1-2 FC Porto - 1996/97
domingo, abril 01, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário